27 agosto, 2008

Paralímpicos



Há qualquer coisa nos Jogos Paralímpicos que me desagrada. Não o acontecimentos em si, diga-se, porque julgo ser, em muitos casos, extraordinários exemplos de vida, para muitos de nós, para quem uma dor de cabeça é um drama inultrapassável.

O que eu não gosto é do espírito instalado, o da medalhíte. Começando por nós portugueses, onde a febre também já está instalada. Anunciam-se muitas medalhas de vários quilates, já que se exibe com orgulho que o País conquistou 81 medalhas em 7 participações, (em Atenas, há quatro anos, foram apenas 12).

Refiro o espírito da medalhite, porque entendo que talvez a possibilidade de haver medalhas para todos, me fosse mais aceitável, também porque todos os participantes são campeões e por certo a sua grande vitória é o o ultrapassar das suas próprias limitações.

Deste conceito de medalhas e de vencedores em ouro, prata ou bronze, resulta que a ganância pela obtenção do metal, possa levar ao acentuar das diferenças das próprias incapacidades, podendo alguns atletas competir entre si em condições muito diferentes de incapacidade física.

Quero dizer que não ter 2 ou 3 dedos duma mão, não é o mesmo que não ter um braço, contudo ambos são amputadas e isso cria desigualdades, perfeitamente exploráveis se a ganância medalheira o requerer.

A propósito e não servindo de exemplo para o que aqui refiro, vi há dias na TV, quando da transmissão do Jogos Olímpicos, uma atleta de alto nível no Ténis de Mesa, com uma amputação ao nível do cotovelo.

Vamos ver o que acontece já a partir do dia 6 de Setembro. Por mim confirmarei por certo a ideia de gostar do exemplo dos atletas, mas detesto o espírito que rodeia os jogos.

26 agosto, 2008

INCÊNDIO DO CHIADO




Rua do Carmo em 1988 - fotografia tirada deste SITE




Fez ontem 20 anos que o Chiado ardeu.
Não consegui falar sobre o incêndio, ontem, por ter estado muito envolvida emocionalmente nele.
Mas ao ver o noticiário na RTP1, imagens da Rua do Carmo, nem esta fotografia ou outra parecida que haverá milhentas nos arquivos camarários, não tinham aparecido em lado nenhum, nem ouvi falar do Presidente da Câmara da altura, Nuno krus Abcassis.
A história do incêndio do Chiado e as proporções que atingiu nunca serão bem percebidas, enquanto se não falar, como se falou na época mas sem se tirarem as necessárias elacções, nem se sacarem as responsabilidades às obras de embelezamento que o Presidente da Câmara mandou fazer na Rua do Carmo.
Contra tudo e conta todos, Krus Abecasis, principalmente contra os bombeiros Sapadores de Lisboa, que o tinham avisado que se houvesse algum problema de incêndio na Rua do Carmo, todo o Chiado arderia, por eles não terem hipóteses de entrrem com os carros para combaterem o fogo, resolveu avançar com estas obras de embelezamento, que diga-se de passagem todos os Lisboetas detestaram, que dificultavam a vida a todos os peões.
Reparem bem na fotografia. Reparem nos degraus enormes de pedra que havia por toda a Rua do Carmo acima. Aqui Vêem-se duas delas do lado esquerdo de quem sobe, mas um pouco mais acima havia uma outra do lado direito, e voltavam ao lado esquerdo ainda mais acima.
Não mostrar como estava a Rua do Carmo no dia do incêndio, é branquear a história do incêndio do Chiado, é branquear as responsabilidades Camarárias e do seu Presidente em exercício é branquear as proporções que o incêndio atingiu, quando é certo que os grandes carros dos bombeiros com escadas, tivessem podido subir a Rua do Carmo, muito provavelmente os Armazéns do Grandella não teriam desaparecido, os Armazéns do Chiado não teriam ficado todo s ardidos e o incêndio não teria descido a Rua Nova do Almada e assim, não teria desaparecido uma das melhores pastelarias de Lisboa a Pastelaria Ferrari, nem teria desaparecido o Eduardo Martins ou a Casa Batalha, ou ainda uma esplêndida papelaria que se não estou em erro se chamava Artex




25 agosto, 2008

OUTRA PÉROLA!!!




Esta de Jesualdo Ferreira, treinador do Porto

A ACTUAÇÃO DA EQUIPA ESTEVE PRÓXIMO DO QUE VAI SER NO SEU FUTURO.
DIGO PRÓXIMA, PORQUE ESTÁ MUITO LONGE DO QUE QUEREMOS VENHA A SER.

Como?


22 agosto, 2008

VICENTE MOURA



Vicente Moura é um grande homem!
A meio dos jogos Olímpicos, quando já se tinham perdido todas as esperanças de se poderem vir a ganhar as quatro medalhas tão faladas, resolveu dizer à Comunicação Social, que se não recandidatava de novo ao cargo que tem, por ser o culpado de nada ter funcionada.
Não aprendeu com Scolari, aquilo que se não deve fazer, ou seja, dizer que se ia embora a meio de um campeonato, seja ele do que for.
Ora agora, depois da medalha de ouro de Nelson Évora, Vicente Moura, além de querer ficar mais quatro anos e de não perceber que já é tempo de dar lugar a outros, disse que estava provado que as quatro medalhas eram possíveis, passando a responsabilidade do "fracasso" para os atletas, lavando as mãos como Pôncio Pilatos.
Penso que alguns atletas devem ter tido culpa de não terem dado o seu máximo.
Mas outros, que não chegaram às medalhas ou que nem sequer se apuraram como Naide Gomes, tentaram com empenho e bateram-se por alcançarem as metas que se tinham proposto.
Houve Melhores.
O Atletismo, sempre ouvi dizer, é uma modalidade extremamente ingrata, porque se trabalha arduamente para um objectivo e basta naquele dia, àquela hora falhar UM dos variadíssimos componentes que fazem de um atleta um Campeão, para se não conseguir chegar ao objectivo.
Que Vicente Moura depois de ter destabilizado todos os atletas que ainda iam competir, se atreva a passar-lhes a culpa, é por si só razão suficiente para sair do cargo.
Que se atreva agora, depois de um atleta ter ganho a medalha de ouro, a considerá-la como da sua responsabilidade, mete nojo
Que dê o dito por não dito, é mais uma vez repugnante
Que saia, caramba! que não seja reconduzido, é o que se pede ao Governo

20 agosto, 2008

PÉROLA DE UM CICLISTA



CADA DIA QUE PASSA, É MENOS UM QUE FALTA



Adorei!!! profundo!!!

19 agosto, 2008

Vivemos rodeados de VAGINAS

Alguma ausência da minha parte neste blogue, deveu-se aos  condicionalismos da época de banhos, mais gente cá por casa, mais movimento a contrastar com calma dos outros meses do ano, alguns problemas de saúde que me têm incomodado, relacionados com a "doença profissional do blogueiro", nódulos nos músculos do braço  e em vários pontos do trapézio, que me têm roubado actividade.

Mas se fosse só isso ficaríamos por aqui, mas é que também sou vítima do sistema, não do futebol a que se convencionou chamar apito dourado, mas de algo mais grave O VIRUS ADQUIRIDO GENERALIZADO  DA INCOMPETÊNCIA NACIONAL, que me apetece baptizar de VAGINA.

Pois é verdade que fui mais uma vez atacado pelo VAGINA. Conta-se rapidamente.

Martirizado por longos ataques VAGINAIS, sob a forma da acção persistente da TV Cabo ao longo dos anos, resolvi castiga-los e aderir ao serviço MEO  da PT. Depois de vários dias sem qualquer tipo de serviço e confrontado com as mais diversas formas de demonstração de incompetência das diversas personalidades, que ao longo dos dias nos vão encharcando com as mais idiotas e contraditórias observações, julguei hoje finalmente ter o problema resolvido.

Percebi então, cereja no topo de bolo, que a demonstração que me fizeram na própria PT sobre a qualidade técnica da imagem HD , transportada pela linhas mágica da operadora, afinal não pode chegar a minha casa, sob a forma de utilização, porque maravilha das maravilhas a minha linha telefónica  só chega cá a casa, eventualmente após esforço de maratonista com 8 Mb de velocidade, quando a velocidade mínima para se ver a preciosidade técnica que dá pelo nome de Alta Definição necessita de 12 Mb.

Que fazer então pergunto à sumidade que  me atende o telefone ? Nada ele vai reportar o constrangimento (na linguagem dos agentes VAGINA nunca há avarias, são sempre pequenos constrangimentos) e um dia quando alguém da vasta equipe dirigente lhe apetecer, possa dotar a minha linha telefónica com a velocidade requerida pela minha TV.

Note-se que os constrangimentos, não passam afinal do reflexo, da nossa impreparação óbvia para ser cliente das mais diversas entidade geradoras de VAGINAS, neste caso antes de aderir ao serviço MEO, deveríamos ter tirado um pequeno curso de técnico de TV, por forma a saber perfeitamente o que são POCs, routers e respectivas funções de cada luzinha da sua caixa.

A conclusão é simples e não é de agora, as mais diversas entidade que por aqui circulam  e que fazem parte deste vasto mundo gerador de VAGINAS, não tem ao seu serviço pessoas competentes, que saibam atender os clientes com profissionalismo, nada disso para aumentar os lucros é preferível pagar pouco a imbecis sem qualificação, que despacham pessoas ao telefone ou pessoalmente debitando boca fora o que lhes apetecer.

Como exemplo só no espaço de uma semana registo duas preciosidades

1-Numa loja confrontando um jovem funcionário, pela razão de ser da diferença de preço exagerada entre dois cabos HDMI para a TV, o jovem debitou é que o mais caro é mais profissional, ao que eu respondi então levo este porque em sou espectador profissional de televisão.

2-Confrontando a minha oficina autorizada KIA,  sobre a razão da dificuldade do meu carro em pegar, mesmo depois de substituição de velas, responderam-me para mudar de chave de ignição (a chave não é electrónica).

Enfim, estamos rodeados de VAGINAS, mas o lamentável  é quando pouco tempo depois de tentar mudar, se começa a sentir saudades da antiga VAGINAS. Reconheça-se que não é normal eu já ter saudades da TV Cabo

 

17 agosto, 2008

OLÁ LEIRIA!!!




Parece-me que já me acompanhavas desde o Claras em Castelo.
Se quiseres a morada do meu novo blog, mando-te por mail e não te esqueças de dar dicas suficientes para ter a certeza que és tu.: por exemplo o IP, que reconhecerei

Este anúncio serve para outros meus visitantes, que sei me acompanhavam há muito tempo, mandem o IP, porque vos reconhecerei. A minha nova morada não é para todos, por isso não a ponho aqui.

o meu email é: marta818@gmail.com
Este anúncio é só para os visitantes que não sei o nome, ou o blog, porque aos outros farei visitas, com o meu vestido novo.


beijinhos a todos e obrigado por me terem tantas vezes acompanhado. Sem vós, o Claras em Castelo não teria sido o que foi.

15 agosto, 2008

PETRÓLEO



O petróleo anda nos preços de há três meses atrás.
Baixam a gasolina e o gasóleo, ao pinga, pinga de um a dois cêntimos...mas para aumentar era cá com uma pressa que até chateava.
Os preços dos ditos já voltaram ao nível dos preços de há três meses atrás?
Ninguém refila?
Ninguém contesta?
Acham todos bem?
Continuamos tão pacíficos, que parecemos carneiros?
Continuam, porque eu já o não faço há meses, a encher os depósitos na GALP?
Caladinhos é que é bom?

Às vezes tenho raiva de ser portuguesa, dá-me poucas vezes, é certo, mas com os preços do petróleo fico mesmo danada
Estão todos contentinhos com meia dúzia de cêntimos?
Continuem então, na vossa paz podre!

14 agosto, 2008

HOJE NÃO!




Hoje não me apetece escrever, estou demasiado pessimista e cínica, para isso já chega o Vasco Pulido Valente;
além de que era capaz de partir a louça toda, o que dá um imenso prejuízo, como sabem.

13 agosto, 2008

GEÓRGIA





Obrigatório é ler os posts do dia 11 e 12 do VIVO E DE BOA SAÚDE!

Gostava de ter sido eu a escrevê-los!

VIVEM NA FAIXA DE GAZA?




É uma página do "Expresso" que todos leram, espero.
O Nonas, ontem, editou no seu blog toda a página e hoje vou chamar a atenção para o que mais me impressionou:




Rua de Lisboa cortada ao trânsito a pedido da embaixada israelita
"Vivemos na Faixa de Gaza"
Vizinhos da Embaixada de Israel sentem-se "escudos humanos". Partidos políticos querem o fim do "bunker" que foi instalado na rua António Enes, em Lisboa.
Hugo Franco

E até os moradores do nº 16 da Rua António Enes (entre a Praça de Espanha e a Maternidade Alfredo da Costa) têm restrições de circulação. "Não tenho livre acesso à minha própria casa", queixa-se a mais antiga moradora do prédio, Virgínia Barbosa. A arquitecta, que tem um ateliê no andar de baixo ao da embaixada, confessa-se farta das burocracias dos seguranças: "Conhecem-me há tantos anos, mas continuam a obrigar-me a esperar pela autorização da embaixada para entrar com o carro". Virgínia, que já foi multada na garagem, deixou de convidar uns clientes da Tunísia: "Eram constantemente barrados. Agora reunimo-nos num hotel".

O medo domina o dia-a-dia de Ivete Canto de Noronha, que vive no prédio vizinho ao da embaixada. "Tal como os israelitas afirmaram em 1979, depois do atentado à embaixada, nós, os moradores, somos o seu escudo humano. Nada mudou. Já fomos evacuados de casa três vezes por ameaças de bomba", afirma a professora. Ivete chegou a ser mandada parar por um dos polícias só porque carregava uma pasta. Eram exames e não bombas. Há pouco tempo ia sendo impedida de entrar no perímetro de segurança: "Vinha de uma urgência do hospital num táxi, de madrugada. Foi com uns berros de desespero que convenci os seguranças a deixarem-me passar

Os israelitas queriam impedir a passagem de peões em frente à embaixada. "Seria uma verdadeira zona-tampão, como no Médio Oriente", diz um responsável camarário no anonimato. PSD, PCP e Bloco de Esquerda não concordam com a 'fortaleza' israelita. "Se é uma questão de alta segurança, então a embaixada não deveria estar numa zona residencial", defende Margarida Saavedra, vereadora social-democrata. "Além disso há um claro abuso de ocupação do espaço público", acrescenta.

Como é possível isto continuar-se a passar em plena Capital e nada se fazer?

Continuamos todos doidos?

11 agosto, 2008

MORTES EM DIRECTO

Diz o The Hammer, que na Mouche como sempre deveria ser.
Eu, neste caso particular, acho que tem toda a razão.
Mas pergunto-me: teria de ser em directo?
Já pensaram que poderia ter corrido mal? ou que, depois de terem morto o primeiro, o segundo poderia ter morto a refém, o que aconteceria em qualquer mediano filme americano?
Estes brasileiros viram poucos filmes, decididamente não eram fãs de cinema, pelo menos do cinema americano.
Esconderam-se mal atrás das reféns, não prepararam convenientemente a fuga, e não mataram, quando tiveram hipótese de o fazer.
Estou a ser irónica, simplesmente porque é a minha maneira de não ficar terrivelmente traumatizada por ver uma morte em directo, quando a não queria ver, e por apesar de tudo, não ter ficado convencida da eficácia dos GOEs, por ter ficado a pensar o que teria acontecido, se estes tipos tivessem visto mais filmes.
Estaríamos todos tão contentes se uma das reféns tivesse sido morta, também ela em directo?
e fico-me a perguntar porque se porão bolinhas vermelhas em certos filmes, ditos violentos por terem mortes, se esses mortos não morrem?
Cá em casa o telejornal é sagrado, e tive quatro netos a ver em directo a polícia a matar uma pessoa.

Será necessário ser em directo?

08 agosto, 2008

HOJE, NÃO HÁ CONTESTAÇÃO



Hoje estou pacífica, não será indiferente o facto de voltar a ter cá em casa os quatro netos, o que faz com que me aperceba de como tudo é relativo, tudo depende das idades de cada um.
Felizmente, trago permanentemente ao colo a menina ingénua e cheia de ideais que fui; trago-a ao colo e trato dela com desvelo.
Hoje não quero saber como vai o mundo lá por fora.
Hoje fico-me com o meu mundo.
Bom fim de semana para todos vós, que andais por aí.

06 agosto, 2008

ISRAEL



Mais uma vez os Israelitas se portam como como assassinos.
mais uma vez os Israelitas demonstram não saber o que são Direitos Humanos, que tanto invocam para si
mais uma vez os Israelitas se portam como um povo bárbaro, que nos faz, a todos, esquecer que alguma vez tiveram razão em reclamar por terem sido perseguidos.
mais uma vez os Israelitas perseguem o povo Palestiniano.

Não deixar entrar doentes, em perigo de vida para serem tratados, aos que vivem na faixa de Gaza, para mim, são crimes contra a Humanidade, debaixo da alçada do Tribunal Penal Internacional.
A UE vai continuar a fazer papel de embrulho, em relação a Israel?

05 agosto, 2008

SEGREDOS DE UM ELEVADOR








Desculpem mais uma vez não vir a propósito, mas é mais um conto para o desafio de UM CONTO PARA UM ELEVADOR



Retalhos de vida, que eu elevador assisti durante mais de 60 anos.
Poderia contar a vida de quase todos pelo pouco que via, de cada vez que em mim andavam. Podia até ter esquecido muita coisa, não fosse o espelho que dentro mim havia e esse nada esquecia.
Vi a mãe com o filho ao colo, virando-o para o espelho e perguntando – quem é a coisa mais linda da mãe? - e o pequeno ria, querendo tocar naquela imagem que não reconhecia.
Vi, também, o “pai”, dando um último jeito à gravata, ou a maneira como olhava a vizinha do sétimo andar, um bom “pedaço” de mulher, que quando entrava sorria simpática e sedutoramente, olhando de seguida o espelho a confirmar a sua beleza.
Os do primeiro andar eram os mais rápidos, mal entravam já estavam de saída e muitas vezes nem me usavam, quando percebiam o tempo que demoraria a chegar, galgando os degraus enceradas, dois a dois.
Os do segundo, pareciam cavalos à desfilada, quando desciam, sempre atrasados, indomáveis, aqueles rapazes, oito ao todo, os pais coitados uns mouros de trabalho, nem tinham tempo para o espelho olhar.
As conversas das empregadas, quando se encontravam, vindas das compras comparando a forretissse ou o desleixo das patroas. Infindáveis as críticas que lhes faziam. No parecer delas, as patroas qualidades não tinham, mas o certo é que as não trocavam por outras.
- Viva Isabel, ao tempo que a não encontrava. Estava para ir a sua casa, pedir-lhe desculpa se por acaso amanhã lhe fizermos muito barulho. Temos um jantar grande....
- Viva Mafalda. Não se preocupe com isso, as salas são longe dos quartos, e não incomodará com certeza. Já viu que a porteira não anda a limpar a entrada?
Alguém me disse que está doente.... passa a vida doente aquela mulher! O que se lhe há-de fazer Mafalda?
- O pior, Isabel, é que tanto a Maria João do sétimo, como a Teresa do quarto, não querem saber de nada.
- Mas a Mafalda não sabe que Teresa só pensa na educação dos filhos e quando andam em correrias põe-nos a rezar o terço...
O Pedro anda sempre sozinho...eu se tivesse um marido tão bonito....não corria tantos perigos
- Ora Isabel, eles são um casal muito católico...não creio que o Pedro se interesse por outras.
Já a Mafalda andava grávida da terceira cria, e o “pai”, comendo a vizinha do sétimo com os olhos, lhe perguntava se vivia sozinha, que nunca a via acompanhada. Maria João respondeu que vivia com um piloto da TAP, cujas viagens eram quase sempre de longo curso.
- Coitada, então está muitas vezes sozinha....Vou dizer à Mafalda para a convidar um dia destes, para jantar, assim terá companhia e será menos uma noite em que ficará só. Ela dizendo que sim, com sorriso trocista.
Os segredos que um elevador, antigo como eu, não guarda....
Os do segundo, já com a vida melhorada, por terem recebido a herança, por morte do pai de um deles, fora bem-vinda e ela já muito bem-vestida se mirava no espelho que lhe devolvia a imagem de uma mulher sedutora e de armas, sempre acompanhada pelo marido que não tinha olhos para mais ninguém. Os filhos já crescidos e bem comportados, não todos, que um havia que sempre andava meio entornado.
A Isabel já andava com o Pedro.
Passado uns meses o “pai” mudou-se do sexto para o sétimo andar; Mafalda com os três filhos, encontrava Maria João no elevador e embora a tratasse como nada tivesse acontecido, bem se via no espelho os olhos toldados por tristeza
Os do terceiro recém-casados, foram os únicos que mudaram de casa ao fim de uns 10 anos.
Quem veio para o seu lugar, foi um casal de gays, muito mal vistos por todos e que todos criticavam e faziam troça, mas que eram pessoas encantadoras cumprimentando todos, apesar de bem saberem o que lhes ia dentro.
Foi a partir desse dia que o movimento em que eu andava, mais se fez sentir, tinham muitos amigos e a casa estava sempre cheia. As críticas cada vez mais mordazes. Até a empregada era ostracizada pelas outras.
Dois anos depois aparece David lado a lado com Mafalda. Um dia entraram os quatro no elevador.
Maria João vinha a discutir com o “pai” e calaram-se quando entraram Mafalda e David, enlaçados.
O “pai” não tirava os olhos da sua ex, pensando como poderia ter deixado escapar tão linda mulher, que nem para ele olhava, com quem sempre se tinha dado tão bem...não tivesse sido aquela paixão pela Maria João que já se evaporara....
Teresa veio a saber da ligação de Isabel com o seu Pedro e foi dentro de mim, que lhe fez frente e a avisou, que se não largasse o Pedro, iria contar tudo ao marido dela. Isabel encaixou, não sem envenenar dizendo que se não fosse com ela, com outra seria.
Assim era o meu dia-a-dia, nunca havia descanso nem monotonia.

04 agosto, 2008

CHINA, AMÉRICA E EUROPA





Quando critiquei a China, pela falta de Direitos Humanos, enquanto o estava a fazer não me saía da cabeça a América.
Num outro blog que tive, fiz um post enaltecendo os líderes chineses, quando foi do terramoto que aconteceu na China.
Foi comovente ver os dirigentes chineses, junto do seu povo, enquanto as réplicas se sucediam, tentando minorar o sofrimento do seu povo.
Não que tivessem feito mais do que a sua obrigação, mas comparei-os na altura, à reacção, que teve Bush aquando das cheias de New Orleans, onde nada funcionou, num país que dá ajuda a todos e que não soube, junto do seu povo, fazer nada de nada.
Bush só foi a New Orleans um mês depois.
O que não se pode esquecer é que o maior país paladino dos Direitos Humanos, a América, tem GUANTANAMO.
Ouvi na sexta-feira, numa entrevista no Jornal 2, um Senhor, que não me lembro o nome (eu com nomes sou uma verdadeira nódoa), mas que sabia do que falava, dizendo que as torturas de hoje em dia, são feitas com drogas, fármacos, se quiserem, e que se consegue quebrar psicologicamente uma pessoa em apenas 48 horas.
Fiquei horrorizada! Pancada? já se não se usa, usam-se drogas e consegue-se saber tudo, mas tudo o que alguém saiba.
A Europa? A Europa, é talvez a mais hipócrita, negociando com todos os que lhe fazem jeito, não querendo saber de nada, nem de Direitos Humanos.
A Europa, só quer saber de dinheiro.
Por isso enquanto condeno a China, estou a condenar também, a América e a Europa.

01 agosto, 2008

JOGOS OLÍMPICOS





A abertura dos Jogos Olimpicos na China, vai ser de certeza deslumbrante.
Quando os estiverem a ver não se esqueçam do que está por trás.
Não se esqueçam destes rostos destas crianças, não se esqueçam da dor e sofrimento que lhes custou, quisessem ou não.
Não se esqueçam, que não há Direitos Humanos salvaguardados na China, nem sequer os das crianças.
Não se esqueçam que o Mundo Ocidental, deu cobertura a esta vergonha-
NÃO SE ESQUEÇAM, por que provavelmente elas as crianças jamais esquecerão os tormentos porque passaram.
NÃO SE ESQUEÇAM