27 dezembro, 2008

GANHOU O BRASIL, PERDEMOS NÓS






Façam o favor de pôr o video a funcionar enquanto ouvem uma das boas interpretações de Maria João Pires.




Os músicos têm de ter grandes almas.
Quanto maior for a sua a sua genialidade, maior alma têm de ter.
Maria João Pires é uma das maiores intérpretes de piano. Dizer isto é dizer tão pouco.
Apaixonada, tem de se dar, como poucos o têm feito.
Sonhou Belgais
Que fizemos nós povo mesquinho e invejoso? Virámos costas. Todos os intelectuais da praça, se viraram contra ela, quando zangada, depois de ter oferecido um sonho inédito no mundo, de ter oferecido a sua saúde, quando era necessário cumprir com o prometido e apoiá-la, não só o estado lhe virou costas, como os intelectuais (pfff! os inlectualoides) ao ouvirem falar em dinheiro vieram à praça e viraram-se contra ela.
Pelo que disse? Não acredito, acho, ponho as mãos no fogo e aposto que não me queimo, que foi pelas verbas envolvidas.
Tacanhos dos intelectualoides, da nossa praça, que nunca perceberam quem era Maria João Pires.
Que nunca perceberam que não havia nenhum que lhe chegasse aos calcanhares.
Que nunca perceberam que qualquer país quereria ter tido a hipótese de ter Belgais!!!
Tacanhos, invejosos, estúpidos que nós somos.
Está agora a fazer um trabalho notável nas favelas de São Salvador da Baía. O que interessa não é o facto de ser notável, é o facto de mais uma vez ser inventivo, de não existir nada que se pareça no mundo.
Ensina, também música através da capoeira. Juntou um grupo, de diversas artes. Literatura, pintura, capoeira e piano.
Maria João Pires, que toca divinamente piano, mas também ia à horta apanhar as couves biológicas que tinha semeado, também andava a guiar o tractor, também passava os dias a cozinhar, além de dar aulas de piano a estudantes de todo o mundo que sonhavam também com Belgais e ter como professora Maria João Pires, além de ter de praticar piano diariamente, além de se dar por inteiro, além……..
Terão percebido quem perdemos?
Terão percebido que não houve dinheiro para manter Belgais, aliás, nunca há dinheiro para a cultura no nosso país, pelo simples facto de que não temos nenhuma cultura, e quem a tem, acha que cultura é ir ao estrangeiro, ouvir precisamente Maria João Pires, mas manter Belgais…para ela ensinar a cantar ou fazer um excelente coro com os meninos da terra, da aldeia? Isso não é cultura, isso é deitar dinheiro à rua.
O mesmo estado que não teve dinheiro para manter Belgais, tem agora para manter os famigerados bancos, que deviam ir à falência.
Raios. Às vezes tenho uma raiva e uma vergonha de ser portuguesa….e fico zangada, que me obriguem, a mim que adoro o meu país, a ter vergonha dos meus conterrâneos.
Ganhou o Brasil e perdemos nós.
Foi assim que acabou o programa passado hoje na RTP2, sobre Maria João Pires.
Ganhou o Brasil e perdemos nós, dizia há pouco, com ar triste Eunice Muñoz
Será que ouço uns sussurros a perguntar que cultura terá Eunice Muñoz?
Será?


23 dezembro, 2008

A BOA-NOVA DO PAPA RATZINGER






No dia 23 de Dezembro de 2008, o papa Ratzinger, na sua mensagem de Boas Festas inovou.
E de que maneira!
Não estariam os católicos à espera que o papa falasse da pobreza que grassa neste mundo de miséria?
Não estariam eles à espera, já que se não importa com a pobreza, como poderá ele preocupar-se, de barriga cheia, sendo o Vaticano um Estado riquíssimo, que falasse ao menos da Guerra e da Paz?
Não estariam à espera, já que a guerra nada lhe diz, pois se faz parte de uma Igreja que sempre perseguiu, que falasse ao menos da crise económica? da corrupção, de Madoff?
Não! o papa inovou o seu discurso. O papa quer voltar às perseguições.
Boa!!!
Estamos na era Moderna!
Mas quem quer o Papa perseguir? de quem é que, numa mensagem de Boas Festas, o papa se lembrou?
Dos homossexuais!!!!!!!!!!
E que quer o papa?
Persegui-los? matá-los?
Nunca ouvi discurso mais XENÓFOBO, que este do papa.
Caramba!!! Não podia ter feito melhor!
Já têm ordem oficial do "Santo" Vaticano, para matar, esfolar, tentar o tiro ao alvo, o que quiserem
Não matarás? desde que não seja homossexuais.
Entrámos em mais uma "Guerra Santa" da Igreja!!!!!
Haja Deus, Paciência e Pachorra para aturar a mesquinhez, a falta de inteligência de um chefe destes.

19 dezembro, 2008

Rugas

Hoje o protesto é diferente, embora não deixe de o ser. É contra a indiferença e disso o governo não tem culpa. A indiferença com que nós portugueses encaramos as nossas coisas que valem a pena, sempre prontos a idolatrar o que lá de fora vem, sem prestar atenção ao que ao pé de nós acontece e que é nosso, feito pela nossa gente.

Eu quero saber porque razão, se ignoram artistas como o Pedro Barroso e é só um exemplo entre muitos. Um homem com a qualidade do seus poemas e da sua música, passa ao lado, da maioria dos portugueses, porque será ?

Desejo as melhores Festas para todos, as possíveis e que o ano que vêm não seja tão duro, como aparenta vir a ser.

Para a Minucha, minha querida amiga e parceira das refilisses, um beijinho especial.

(Para ouvir. desligar o que está na etiqueta lateral)


Rugas - Pedro Barroso

18 dezembro, 2008

A exposição dos 85 milhões

Portugal exposto em 85 milhões ao caso Madoff

Banco de Portugal apura exposição de 11 milhões na banca e 67 milhões na gestão de activos.

É um título retirado do Diário Económico.com, assinado por Tiago Figueiredo Dias.

Em comunicado, o Banco de Portugal anunciou que a exposição directa do sistema bancário português ao ‘Grupo Madoff’ ascende a 18 milhões de euros, enquanto que a exposição das carteiras de activos sob gestão atingem os 67 milhões de euros.

Naquela que é a primeira vez que a autoridade presidida por Vítor Constâncio se pronuncia sobre o impacto da fraude cometida por Bernard Madoff, o Banco de Portugal qualifica a exposição do sector nacional como “extremamente reduzida”.

Mas eu digo que o nosso amigo Figueiredo Dias deve estar equivocado, não é Portugal (ou pelo menos não devia ser) que está exposto em 85 milhões, são os portadores desses títulos ocos que enchiam os fundos, criados pela alta finança e pelos chupistas habituais, que estão expostos em 85 milhões.

A maioria do povo, sobretudo os 2 milhões de portugueses que vivem no limiar da pobreza, não estão expostos mais nada do que à fome e ás privações de todos os dias.

Quando a banca armou a cilada da chamada fraude em pirâmide, à Afinsa, cuja maioria dos fundos eram, está provado, originiários na pequena poupança, que se disse na altura, paciência quem arriscou perdeu, vão à vossa vida.

Ninguém disse na altura que Portugal estava exposto a esse prejuízo, agora já é o País ? Não senhor Dias , quem está exposto são os tubarões ricaços . Tenha coragem e diga-lhes, paciência arriscaram perderam, vão à vossa vida.

13 dezembro, 2008

NATAL? PARA QUEM......

br/>



11 dezembro, 2008

As economias salvam-se com poder de compra

Não tenho ouvido ser repetida essa notícia, pelos orgãos de (des)informação nacionais, a ponto de quase duvidar ter ouvido o António Vitorino dizer na Tv, no programa da Judite de Sousa, que uma das medidas preconizadas na Alemanha, para incrementar a economia, foi a decisão goernamental de atribuir a cada alemão 500 €, que supõe sejam gastas nesta época natalícia.

Não que eu pense seja possível ou que o governo português tenha capacidade financeira, para tomar idêntica medida, mas o que me importa salientar é a diferença de atitude em relação ao governo português que a decisão alemã encerra.

É óbvio, que o governo alemão quer dizer, que aposta no relançamento da economia alemã, na medida em que o poder de compra dos alemães aumentar. O nosso governo de pacóvios, acha que ao contrário, o relançamento da economia se baseará no apertar do cinto e nos salários miseráveis dos trabalhadores, patente no ridículo dos aumentos do salário mínimo nacional e dos funcionários públicos.

A baixa das taxas de juro aconteceram porque correspondeu a uma decisão do Banco Central Europeu, alguém pensa que o governo português tomaria idêntica medida, se essa decisão fosse de sua competência ?

Diferentes visões levarão por certo (infelizmente) a conclusões diferentes.

05 dezembro, 2008

CORRUPÇÃO





A corrupção grassa pela polícia!!!!!
Depois de ter visto uma reportagem, notável, de Mafalda Gameiro, a mulher que não tem medo de correr perigos, com dois criminosos, traficantes de armas do mesmo bando, fiquei a saber, ficámos todos os que vimos, que a polícia quando faz apreensões de armas, desvia as melhores, armas de guerra, até as declarar oficialmente.
Poderia ser, eventualmente, o criminoso que falava a gabar-se, mas não era em definitivo.
O dito criminoso, até estava com pena dos polícias, que a vida dos criminosos não era fácil mas as dos polícias, também não, dizendo inclusivamente que havia polícias que vendiam as próprias armas, por não terem dinheiro. Diriam aos seus chefes que as tinham perdido ou que tinham avariado.
A corrupção grassa pela polícia!!!!!
Primeiro fiquei chocada, mas logo de seguida pensei e porque não? se a corrupção grassa nos políticos e por toda a sociedade?
Quanto mais altos os cargos, quanto mais dinheiro se tem, maior é a corrupção.
Nada se faz!
Caramba! os polícias não terão também direito a ser corruptos?
Não serão todos filhos do mesmo Deus?
Ora, porque não? se a corrupção é que está a dar?

03 dezembro, 2008

Estamos todos a ver daqui

O primeiro-ministro, José Sócrates, considerou esta quarta-feira que as famílias portuguesas vão ter melhores condições de vida em 2009.

"As famílias portuguesas podem esperar ter um melhor rendimento disponível em 2009, que advirá da baixa da Euribor e da baixa da taxa de juro. Isso vai aliviar muito as famílias nas suas prestações para pagarem os créditos à habitação, que são hoje uma componente muito significativa das despesas familiares", disse José Sócrates, citado pela «Lusa», à margem do encontro com empresas do sector automóvel, onde foi ainda apresentado um plano de apoio a esta indústria.

VAI UM PANO ENCHARCADO SR ENGº ?

No entanto há famílias em Portugal que vão dar razão ao Engº Sócrates, a do Dr. Balsemão e dos outros ricaços depositantes do BPP, cujo dinheirinho será salvo por todos nós, os pagantes deste País.

Pois, pela primeira vez o ministro das Finanças considerou, esta quarta-feira, que o Banco Privado Português, pode não ser viável (ele está farto de saber que os activos de 672 milhões, são representados pelo lixo que andaram a comprar.

No entanto, Teixeira dos Santos fez questão de sublinhar que a intervenção do Estado ao dar aval ao empréstimo de 450 milhões de euros para salvar o BPP, passa por uma medida que se baseia no compromisso de salvaguardar a situação dos depositantes, como o Executivo prevê para a generalidade das instituições bancárias para enfrentarem a crise financeira,

TAMBÉM SE ARRANJA UM PANITO PARA SI SR. MINISTRO

É o preço a pagar pelas campanhas eleitorais no Expresso, que ai vêm.


01 dezembro, 2008

MAR PORTUGUÊS



"Tudo o que é necessário para o triunfo do mal, é que os homens de bem nada façam".
(Edmund Burke)



foto de JOSÉ BOLDT





E vou passeando pela calçada que ondeia, mar português que se nos enfiou nas veias, que de aventura em aventura nos deixou encalhados, como encalhado está, quem dorme em cima do banco.
Maldita sorte!
A dele que para ali está, sem teto, sem comida, sem nada. Todas as vinte e quatro horas do dia à espera do adormecimento, desejando que ele venha cada vez mais rápido, querendo que se prolongue cada vez por mais tempo, e o tempo não lhe faz a vontade
A dor no estômago constante, até conseguir arranjar vontade para se levantar e ir mendigar a sopa dos pobres.
A nossa que para aqui estamos, todos acreditando num qualquer milagre que nos tire este sentir português, medonho, tristonho, ensimesmado, invejosos, a não ser quando é para falar mal dos outros, nisso somos gigantes, Adasmatores feitos, que nada tememos, porque lançamos boatos ou insultamos tudo e todos animadamente, porque somos Adasmatores.
Foi esta a herança que nos restou de Alcácer-Quibir: Não "termos" RAÇA (leia-se, espírito, alma, coração)