22 julho, 2008

O BAIRRO DA QUINTA DA FONTE



A propósito deste POST do MÁRIO, há ainda um problema que ninguém leva em conta.
Nas Barracas, as pessoas dispõem-se entre famílias e amigos. Quem faz uma barraca , fá-lo ao lado de amigos e conhecidos, por isso não haver criminalidade dentro dos bairros de barracas. Essa criminalidade só vem para fora.
Quando se passam as pessoas da horizontalidade para a verticalidade, essas amizades e conhecimentos não são levados em conta, o que faz com que se deixem de ter, por exemplo, familiares a tomar contas das crianças que ficam em casa, enquanto os pais vão trabalhar.
Este é um problema sério, segundo Félix Baleños, Presidente do Agrupamento de Escolas da Apelação. por ficarem essas crianças e mais tarde adolescentes na rua sem terem ninguém que cuide delas, ora isso leva a que haja criminalidade dentro dos próprios bairros em que são integradas.
Gostei de ouvir este Senhor a falar e saber o trabalho que a Escola tem feito no Bairro Quinta da Fonte. EXEMPLAR
Foi também interessante ouvir a sua opinião sobre o que verdadeiramente se passou no dito Bairro, que vai contra tudo o que a comunicação social tem dito sobre o caso.
A convicção com que fiquei, é que o problema não foi tão grave como se quer fazer parecer, salvando o facto de haver armas por tudo quanto é sítio, mas percebi, que tomara todos nós que os problemas que há em todos os bairros de inserção social, sejam tão graves como o da Quinta da Fonte.
Fiquei também com a convicção, que os ciganos não têm razão em não quererem voltar para o Bairro e que este finca pé é só uma exigência de quererem ir para um outro lado em que fiquem em maioria, porque gostam de ser dominantes.

6 comentários:

Carla disse...

Li...gostei...concordo...mas não vou comentar porque acho que iria ser demasiado contundente...e afinal tu já disseste o que havia de mais importante para ser dito
beijos

xistosa, josé torres disse...

Não estou minimamente dentro do problema ... desde que vi, que a polícia viu e todos viram, indivíduos aos tiros ... e ninguém viu ... deixei de ver!

Mário Casa Nova Martins disse...

O que a Minucha disse é verdade nua e crua! Lamentavelmente, claro.

Anônimo disse...

Olá Carla

Não sei como deixei passar estes comentários
Já percebi o teu ponto de vista.

Beijinho

Anônimo disse...

Olá Xistosa


mas é preciso saber as razões, e o tiroteio que as TVs passaram, não foi mais do que a etnia cigana a mandar tiros para o ar sem ninguém responder, por lá não estar mais ninguém, a não ser os ciganos.

Beijinho

Anônimo disse...

Olá Mário

Obrigado pelo seu apoio.
As reinserções são feitas de qualquer maneira, sem ninguém se preocupar nas razões de ser dos bairros de barracas.

beijinho