11 dezembro, 2008

As economias salvam-se com poder de compra

Não tenho ouvido ser repetida essa notícia, pelos orgãos de (des)informação nacionais, a ponto de quase duvidar ter ouvido o António Vitorino dizer na Tv, no programa da Judite de Sousa, que uma das medidas preconizadas na Alemanha, para incrementar a economia, foi a decisão goernamental de atribuir a cada alemão 500 €, que supõe sejam gastas nesta época natalícia.

Não que eu pense seja possível ou que o governo português tenha capacidade financeira, para tomar idêntica medida, mas o que me importa salientar é a diferença de atitude em relação ao governo português que a decisão alemã encerra.

É óbvio, que o governo alemão quer dizer, que aposta no relançamento da economia alemã, na medida em que o poder de compra dos alemães aumentar. O nosso governo de pacóvios, acha que ao contrário, o relançamento da economia se baseará no apertar do cinto e nos salários miseráveis dos trabalhadores, patente no ridículo dos aumentos do salário mínimo nacional e dos funcionários públicos.

A baixa das taxas de juro aconteceram porque correspondeu a uma decisão do Banco Central Europeu, alguém pensa que o governo português tomaria idêntica medida, se essa decisão fosse de sua competência ?

Diferentes visões levarão por certo (infelizmente) a conclusões diferentes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente