16 setembro, 2008

Uma banda não! A BANDA


O ano era 1964 e a cidade, como não podia deixar de ser, era Londres. Naquele ano, Syd Barret, Roger Watters, Nick Manson, David Gilmour e Richard Wright (á direita na foto, ao lado de David Gilmour) deram vida a uma criatura chamada Pink Floyd. Esta criatura mudou radicalmente o cenário musical mundial, transformando parâmetros, mudando mentalidades, ditando tendências e demolindo convenções.
Naquele ano estes 5 caras mudaram por completo a cara do rock'n'roll com seu som psicadélico / progressivo, angariaram uma legião de fãs fanáticos por todo o globo e deixaram imensas saudades em trilhões de corações quando, por causa de desavenças internas, 1º o Syd ( que eulouqueceu ) e depois o Roger Watters ( o grande génio da banda ) sairam da banda. Os Pink Floyd foi uma daquelas bandas que, assim como os Beatles, os Led Zeppelin, os Sex Pistols e tantas outras que seguiram a linha do pioneirismo, marcou época, fez história, esbanjou originalidade e foi fiel aos seus princípios e dogmas. Fizeram tudo o que há para se fazer na música.
Gostar de Pink Floyd é mais do que adoração, é uma religião. Até hoje "Dark Side Of the Moon" é venerado e considerado um dos melhores álbuns já produzidos no planeta. Sempre que me pergutam que música levaria para uma ilha deserta, eu digo : "Dark Side Of the Moon" e nada mais.
Ontem, 15 de setembro, o tecladista do grupo
Richard Wright morreu aos 65 anos de idade vítima de um cancro contra o qual lutava já há um bom tempo. Deixa como legado a sua obra, distribuída em várias canções de valor impagável ás quais responde pela autoria, entre elas a canção que sempre tomei como uma das minhas preferidas: O clássico "Wish You Were Here".


Descanse em paz, Sir Wright, e obrigado por tudo !




2 comentários:

Carla disse...

Ontem quando ouvi a notícia fiquei sem voz...a Banda que fez parte dos meus sonhos de jovem
beijos

Anônimo disse...

tens toda a razão: A BANDA!!!!